A Polícia Federal (PF) marcou para esta quarta, 12, o novo depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele vai depor no inquérito que apura a suposta trama golpista denunciada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Em fevereiro, do Val disse que foi procurado por Bolsonaro e pelo ex-deputado Daniel Silveira a “participar de um golpe”. O senador contou que Silveira lhe propôs tentar gravar uma conversa comprometedora com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, para depois incriminá-lo, prendê-lo e contestar o resultado da eleição presidencial.
Leia mais:
Marcos do Val se licencia do mandato e será substituído na CPMI
Senador Marcos do Val vai depor sobre complô golpista à PF
Marcos do Val mudou a versão da história nos dias seguintes, alegando inclusive que se enganou ao dizer que havia sido coagido. Em junho, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços de do Val. A investigação contra ele corre em sigilo.
Este será o quarto depoimento de Bolsonaro à PF este ano, que antes já foi intimado a prestar esclarecimentos sobre os ataques ocorridos em Brasília no 8 de janeiro; sobre o escândalo das joias sauditas; e sobre suposta fraude em registros de vacinação contra Covid-19.