Uma pesquisa realizada pelo Ipec e divulgada neste sábado (15/2) revela que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria tentar a reeleição em 2026. A pesquisa também mostra que 35% defendem a ideia de um quarto mandato para Lula, enquanto 3% ficaram indecisos ou não responderam.
Comparando com levantamento feito em setembro de 2024, houve uma pequena variação, na época, 58% eram contra a nova candidatura de Lula, enquanto 39% estavam a favor. Assim, houve oscilações dentro da margem de erro do levantamento (de dois pontos percentuais para mais ou para menos).
A pesquisa, que entrevistou 2 mil eleitores entre 6 e 10 de fevereiro de 2025 em 131 municípios, tem nível de confiança de 95%. Ao analisar as opiniões por perfil de eleitor, o estudo revelou que, entre aqueles que votaram em Lula no segundo turno de 2022 contra Jair Bolsonaro (PL), 32% acham que ele não deveria concorrer novamente.
Leia mais:
Rejeição de Lula cresce e se torna a maior dentro seus três mandatos
Lula diz que não vai “tirar pobre da rua” para COP30: “Que Belém seja do jeito que for”
Já entre os eleitores que votaram em Bolsonaro (95%), em branco/nulo (68%) ou que não votaram/não sabem/não responderam (56%), a rejeição por uma nova candidatura de Lula é ainda mais acentuado.
A pesquisa também trouxe dados sobre os principais motivos apontados pelos eleitores para a rejeição à reeleição de Lula. Os mais citados foram: a avaliação de que o presidente não está fazendo um bom trabalho (36%), a acusação de corrupto, ladrão e/ou desonesto (20%), a idade avançada, já com 79 anos (17%), e a ideia de que ele já teve a oportunidade de presidir o país três vezes (11%).
Entre quem declara ter votado no petista em 2022, mas não quer vê-lo nas urnas em 2026, as principais razões apontadas são: com idade avançada (31%), não está fazendo um bom trabalho (27%), e a necessidade de renovação com novos nomes (14%).