O vereador Paulo Tyrone (PMB) apresentou nesta quarta-feira (30/04) um requerimento à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), exigindo explicações formais sobre um caso grave de agressão envolvendo uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom Bosco, localizado no bairro Vila da Prata, zona Oeste da capital amazonense.
Segundo o parlamentar, a denúncia partiu da própria família da criança, que o procurou para relatar o ocorrido. Conforme os pais, a criança chegou em casa com um hematoma na cabeça e, ao ser questionada, contou que havia sido machucada por uma professora da unidade escolar.
Leia mais:
- Na CMM, empresários se manifestam contra aumento da passagem de ônibus em Manaus
- David Reis parabeniza servidores da CMM pelo dia do trabalhador: “Continue na sua labuta”
Conforme a família da criança, a direção da creche, que teria reagido com desdém e ironia ao ser confrontada pelos pais em busca de explicações.

Paulo Tyrone se manifesta
O requerimento apresentado por Paulo Tyrone foi aprovado pelos vereadores durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e seguirá agora para tramitação junto à Divisão de Registro Parlamentar. O documento solicita formalmente que a SEMED esclareça o episódio e adote providências cabíveis.
Defensor da causa da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Paulo Tyrone também solicitou a abertura de investigação administrativa, esclarecimentos por parte da gestora sobre o ocorrido e acompanhamento para a criança.
“Mais um caso de agressão contra criança com Transtorno do Espectro Autista, não podemos mais permitir que casos como esse se repitam, principalmente em um ambiente que deve ser acolhedor e seguro para nossas crianças”, disse o vereador.
Veja o vídeo:
Vereador Paulo Tyrone cobra explicações da SEMED sobre agressão a criança autista em creche pic.twitter.com/g0J3ZmKOUX
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 2, 2025