O governador do Amazonas Wilson Lima (UB) afirmou que a partir do próximo ano o sistema de videomonitoramento “Paredão” será ampliado com o recurso da tecnologia da Inteligência Artificial (I.A) para identificar placas de veículos roubados ou adulterados, monitorados em tempo real.
Para aumentar a eficácia na segurança pública do Estado, a inciativa terá também em seu monitoramento os condomínios onde a ferramenta será instalada nas câmeras do local e ficará conectada, assim que o veículo clonado ou roubado ser identificado, o “Paredão” dispara e uma equipe é acionada.
“Nós vamos disponibilizar essa tecnologia para os condomínios, então se os moradores de um condomínio decidem e adotar o ‘Paredão’, instalamos o nosso sistema, e no momento em que entrar um carro envolvido em crime, um carro que tenha sido clonado ou roubado, dispara automaticamente no nosso ‘Paredão’ e a equipe vai lá fazer a abordagem”, explicou o governador.
Saiba mais:
STF regula uso de câmeras corporais por policiais em SP
Pesquisa indica informações técnicas e econômicas sobre o cultivo do açaí no Amazonas
A ferramenta utilizada pelo sistema de segurança pública do Amazonas ajuda no combate ações criminosas praticadas em Manaus, bem como auxilia na identificação de veículos com restrição de roubo ou furto.
O Amazonas é o primeiro estado do Brasil a utilizar câmeras móveis em formato compacto, em operações policiais.
“É a primeira vez que essa tecnologia, desta forma, é empregada no Brasil. Isso certamente dará mais eficiência para as nossas operações policiais”, disse o secretário da SSP-AM, coronel Vinicius Almeida.
A declaração do governador aconteceu durante entrevista à rádio BandNews FM, nesta sexta-feira (27/12).