Empresários do Amazonas se reuniram nesta sexta-feira (7/2) no Sesi o Clube do Trabalhador para homenagear os parlamentares que atuaram na defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) durante a tramitação da Reforma Tributária. Segundo a classe, os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga foram homenageados pelo papel decisivo na garantia da competitividade do modelo econômico que sustenta milhares de empregos na região.
As entidades foram representadas pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), entre outras, o evento destacou o trabalho parlamentar na aprovação da PEC 54/19 e do PLP 68/2024. Além dos senadores, também estiveram presentes os deputados Sidney Leite, Pauderney Avelino, Saullo Vianna e Fausto Júnior, entre outros parlamentares que contribuíram para assegurar a excepcionalidade da ZFM na nova matriz tributária.
Leia mais:
Omar Aziz alfineta Marina Silva: “Infelizmente temos fundamentalistas ambientais dentro do governo”
Reforma tributária será prioridade para 2025, afirma Eduardo braga
Durante o evento, Omar Aziz reafirmou seu compromisso com a população do Amazonas e a importância de defender o modelo da ZFM para a manutenção de empregos e o desenvolvimento da economia local. “Tenho compromisso em defender as pessoas do meu Estado. Não foi diferente na defesa dos empregos da Zona Franca de Manaus durante a tramitação da reforma tributária e sua regulamentação”, afirmou.
O senador, que é coordenador da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional, destacou ainda que o trabalho em defesa da ZFM continua. “Nosso trabalho segue no Congresso, em Brasília, sempre vigilantes e em defesa do nosso Amazonas”, completou.
A Reforma Tributária, aprovada e sancionada pelo presidente Lula, garantiu a manutenção de mais de 120 mil empregos diretos (e mais de 500 mil empregos indiretos) na ZFM e reafirmou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento econômico do estado. Os empresários também prestaram homenagem às assessorias técnicas que contribuíram para a construção da primeira Reforma Tributária em regime democrático no Brasil.