O novo ministro da Casa Civil do governo Lula, o ex-governador da Bahia Rui Costa (PT), tomou posse hoje, 2, em cerimônia no Palácio do Planalto. O evento não contou com a presença de Lula, que está em agenda com chefes de estado.
Costa fez duras críticas ao governo Jair Bolsonaro e disse que nem os ministérios têm números precisos a respeito de obras em andamento no país. Ele chamou a situação de “caos” e falou que informações sobre obras foram “deletadas dos arquivos”. Costa disse:
“As prioridades iniciais serão de retomada do Brasil. Sair desse momento de paralisia completa. Nem mesmo sabemos quantas obras no Brasil estão paralisadas. Cada um tem um número”.
Leia mais:
Privatizações, Bolsa Família, sigilos: Veja os primeiros atos de Lula
José Ricardo: “Temos que insistir para que o Governo conclua a BR-319”
Ele também falou das prioridades do novo governo:
“Quem tem muita pressa e ansiedade para ter casa para morar: o programa Minha Casa, Minha Vida, que o Lula já anunciou que vai retomar. Temos centenas de casas prontas, com 95%, 98% [de conclusão]. Casas prontas desde o governo Dilma, e não foram habitadas ainda. Isso é inadmissível, e elas serão todas habitadas ainda no primeiro semestre deste ano. Todas”.
Costa ainda afirmou que se reunirá com todos os 36 ministros entre hoje e amanhã, para receber e avaliar as demandas de cada pasta.
A Casa Civil assessora diretamente o chefe do Executivo federal no gerenciamento das funções, além de elaborar, analisar e enviar decretos e propostas legislativas para o Congresso Nacional.