27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Privatizações, Bolsa Família, sigilos: Veja os primeiros atos de Lula

Publicado em:

- Anúncio -

O novo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou ainda ontem, dia 1º, horas após a posse, o pacote com seus primeiros decretos e medidas provisórias. Dentre as medidas instituídas por Lula, destacam-se:

  • Medida provisória que recria o Bolsa Família com valor de R$ 600 (viabilizada pela PEC da Transição aprovada no Congresso em 22/12).
  • Medida provisória que mantém a desoneração de impostos sobre os combustíveis por mais 60 dias.
  • Medida provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, instituindo novas pastas.
  • Decreto que reestabelece o Fundo Amazônia.
  • Decreto que reestabelece medidas de combate ao desmatamento na Amazônia.
  • Uma proposta para retirar dos estudos do Programa Nacional de Desestatização os Correios, a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a Petrobras, efetivamente barrando qualquer processo de privatização dessas empresas.
  • Despacho determinando que, em até 30 dias, a Controladoria-Geral da União (CGU) avalie decisões sobre sigilos de 100 anos instituídos pelo presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais:

Lula revoga normas de acesso a armas do governo Bolsonaro

Governo vai prorrogar desoneração dos combustíveis por mais 60 dias


O governo Lula já tinha anunciado que será composto de 37 ministérios, daí a reorganização da Esplanada e instituição de novas pastas. E a MP do Bolsa Família institui também algumas modificações no formato do programa, como uma maior fiscalização: para receber o benefício como condicionantes, as crianças da família terão de estar na escola e com vacinação em dia, por exemplo.

O Fundo Amazônia estava paralisado desde abril de 2019, quando o governo de Jair Bolsonaro fez um “revogaço” de centenas de conselhos federais e com isso extinguiu seus Comitê Orientador (COFA) e Comitê Técnico (CTFA). Agora é retomado, depois de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

E dentre os sigilos que serão analisados pela CGU, estão o cartão de vacina de Bolsonaro e o processo sobre a participação do ex-ministro da Saúde e então general da ativa do Exército Eduardo Pazuello numa manifestação a favor do ex-presidente, no Rio de Janeiro.

Além disso, Lula também assinou decreto limitando o acesso a armas e instituindo novas regras para a sua aquisição, revogando medidas do governo Bolsonaro.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Instagram Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -