O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se disse “hostilizado” ao comparecer à cerimônia de anúncio de 100 novos Institutos Federais (IFs), no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (12/03).
O parlamentar foi eleito no último dia 6 para a presidência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, com um placar de 22 votos a favor e 15 em branco. Segundo ele, após a eleição, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o convite para o evento.
Depois da cerimônia, no entanto, Nikolas disse que não participaria de outro evento semelhante porque, segundo ele, foi “hostilizado” por apoiadores do governo. No mesmo evento, vários estudantes presentes tietaram o congressista, com pedidos de fotos e de autógrafos.
Leia mais:
Deputada propõe mudança no regimento da Câmara para impedir Nikolas na Comissão de Educação
Comissões da Câmara: Com PL, Nikolas Ferreira comandará Educação e Caroline de Toni a CCJ
“Obviamente, caso eu não viesse, plantariam aí manchetes dizendo que eu não sou democrático, afinal de contas eu sou presidente da Comissão de Educação. Só que eu vim, porque é meu papel institucional, mas obviamente não voltarei”, afirmou Nikolas.
O deputado mineiro disse que foi hostilizado. “Estou fazendo aqui meu trabalho de fiscalização, e obviamente se lascaram, porque eu vim e recebi hostilidades somente deles, e na verdade fui bastante admirado pelos alunos”, relatou.
Ao ser questionado de quem partiu as hostilidades, o deputado afirmou que foram outros parlamentares.
“Obviamente que eles não vão ficar gritando. Foi no ouvido, ficavam falando algumas coisas, houve aí alguns poucos gritos agora. Foi muito interessante a reação deles, porque agora qual vai ser a manchete? Nikolas democrata, Nikolas traidor do Bolsonaro? Não vai colar, foi um tiro no pé deles”.
🚨VEJA:
Nikolas Ferreira foi tanto tietado quanto hostilizado durante a cerimônia de anúncio da construção de 100 novos institutos federais.
Fiz o L, O PT, Derrubaram, Polícia, Boeing pic.twitter.com/H6orrRvpe9
— Ronny Teles 🇧🇷 (@TelesCombate) March 12, 2024
Durante a cerimônia, o deputado passou a maior parte do tempo olhando para o celular, onde editou vídeos dele próprio cercado de estudantes e respondeu a mensagens em aplicativos de mensagens. Ele não aplaudiu o discurso do ministro da Educação, Camilo Santana.
O senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), líder do governo no Congresso Nacional, se disse “muito feliz” com a presença de Nikolas no evento. “Ele assistindo o que o governo dele não fez, sendo feito em nosso governo”, pontuou.