Nikolas Ferreira vai apresentar projeto para anular decreto que beneficia Janja

(Foto: montagem)
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou nesta segunda-feira (13/10) o Decreto n.º 12.604, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concede à primeira-dama Janja Lula da Silva acesso aos serviços do Gabinete Pessoal da Presidência da República. A medida, publicada em 28 de agosto de 2025, oficializa a atuação de Janja em atividades institucionais com apoio da estrutura administrativa do governo.
Em publicação no X (antigo Twitter), Nikolas afirmou que apresentará um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar a decisão e solicitar informações ao Executivo. Segundo o parlamentar, o decreto cria uma espécie de “gabinete paralelo”.
“Servidores públicos agora poderão ser designados para assessorá-la em suas ‘atividades oficiais’. Em vez de reduzir a máquina pública, o governo prefere ampliá-la. Enquanto o país trabalha, Lula cria cargos para sua esposa. Não deixaremos isso acontecer”, disse Nikolas.

Saiba mais:
“Ele é Ele & Ela é Ela”: Nikolas Ferreira lança livros infantis sobre identidade de gênero
Nikolas Ferreira apoia Musk e entra em campanha para cancelar Netflix; entenda
O deputado Luciano Zucco (PL-RS) também se manifestou, afirmando que “Lula cria impostos para bancar mordomias, cargos e privilégios dentro do Palácio”.

