Em debate na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Omar Aziz (PSD) manifestou-se contra trecho da proposta que libera o porte de armas para agentes de fiscalização do Ibama, Funai e ICMBio, inclusive fora de serviço.
O senador amazonense, ex-secretário de Segurança Pública, enfatizou que a violência e a insegurança no país não se resolvem com armamento, frisando que o combate à insegurança requer soluções estruturais e regulamentação adequada.
“A gente sabe aonde está o problema e a gente não ataca o problema, então não é armando essas pessoas que vão resolver um problema que é social”, declarou.
📌 "Não é armando essas pessoas que vão resolver o problema", diz Omar sobre armar agentes da Funai e Ibama pic.twitter.com/u3VN8NC7Gr
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 31, 2024
Aziz também apontou que, embora as operações desses órgãos possam envolver riscos, a solução, na sua visão, não está em armar seus agentes em tempo integral.
“A gente armar ICMBio, armar Ibama, Funai e que eles possam andar armado a qualquer momento, a qualquer hora, aí não dá”, completou ele..
Saiba mais:
- VÍDEO: Senador Omar Aziz pede suspensão de sites e aplicativos de apostas online
- PF indicia mais dois pelas mortes de Bruno e Dom, que completam um ano
O projeto de lei, relatado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), que autoriza o porte para agentes da Funai, Ibama e ICMBio, foi aprovado pela CCJ e agora será avaliado no plenário do Senado. A proposta inicial limitava o uso de armas ao período de operações de fiscalização, mas uma emenda aprovada estendeu o porte para situações fora de serviço.
A proposta enfrenta agora um caminho decisivo no Senado, onde seguirá para análise e votação em plenário.