O MPF (Ministério Público Federal) acionou a Câmara dos Deputados para apurar o discurso do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) no plenário da casa, ontem, 8. Ferreira chegou a colocar uma peruca enquanto proferia um discurso de teor transfóbico.
A procuradora Luciana Loureiro ressaltou que Nikolas usou o tempo na tribuna para, “a pretexto de discursar sobre o dia internacional da mulher, referir-se de forma desrespeitosa às mulheres em geral e ofensiva às mulheres trans em especial”.
Leia mais:
Parlamentares vão pedir cassação de deputado que fez discurso transfóbico
Lula assina projeto de lei de igualdade salarial no Dia da Mulher
A procuradora também representou pelo encaminhamento de requerimento à Mesa Diretora da Casa para averiguar “suposta violação ética” e pediu adoção de medidas de responsabilização cível (dano moral coletivo) e/ou criminal contra o parlamentar.
No seu pronunciamento, o deputado subiu ao plenário e falou que as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres. Ele disse:
“Hoje, no Dia Internacional das Mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, porque eu não estava no meu local de fala. Solucionei esse problema [vestiu uma peruca]. Hoje, me sinto mulher. [Sou a] Deputada, Nicole. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.