A celebração da Páscoa foi diferente para cerca de 600 pessoas em situação de rua na Praça do Relógio, localizada no Centro de Manaus, na noite deste sábado (30/03). O público, formado em grande parte por dependentes químicos, desempregados e moradores de rua, assistiu uma cantata sobre a Paixão de Cristo e recebeu 800 refeições do projeto Deus é Massa.
Desde o início da tarde, uma grande tenda e um palco montado chamavam atenção de todos que estavam na praça. As estruturas de corte de cabelo, embelezamento e doações de roupas se tornaram convidativas, até para os mais desavisados que receberam a informação de um jantar especial a ser servido horas mais tarde.
“Vou ficar por aqui. Ontem dormi com fome. O pessoal da igreja que entrega sopa não veio”, lamentou o desempregado Walter Mota, 38, que vive há cinco meses pela Praça da Polícia. “Eu era mecânico. Estou desempregado”, comentou o morador nascido no Maranhão.
Antes de o jantar de massas ser servido, um trailer com estrutura para banho foi montado no local. A entrega de kits de higiene para as quase 60 pessoas que utilizaram o espaço proporcionou um melhor convívio social. “Agora sim. Estou limpo”, disse um homem venezuelano, bastante animado.
A ação foi promovida pela Comunidade Luz, pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia do Morro da Liberdade, e o presidente da Comissão de Política sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Daniel Almeida (Avante). Logo o estacionamento da praça deu espaço a um teatro a céu aberto. Uma cantata sobre a história da morte e ressurreição de Cristo chamou a atenção dos presentes que ansiavam pelo jantar de Páscoa.
“É importante para a gente ter isso (o evento). Alimenta a nossa fome. Não como há seis dias. Estou com muita fome”, revelou o usuário de crack, Samuel. Aos 27 anos, o homem disse que não consegue sair das ruas e veio da Praça da Polícia em busca da janta especial. “Já fui internado. Tenho família e filhos, mas não consigo sair (do crack)”, lamentou.
O ancião (co-pastor) da Igreja Adventista, o deputado estadual Daniel Almeida, teve experiência com drogas no passado. Liberto há 20 anos, ele busca ajudar, por meio do mandato, os moradores de rua.
“Sabemos que 30 a 40% são pessoas que precisam de uma oportunidade de trabalho, que só precisam de uma oportunidade. É um trabalho social onde damos banho, roupa, alimentação e encaminhamos para as comunidades terapêuticas para que eles possam ter dignidade. Temos tido bons resultados e estamos fazendo esse evento de páscoa para mostrar que Jesus pode libertar do vício das drogas, do crack, de qualquer coisa. Como resultado, tivemos duas pessoas que foram encaminhadas par os centros de recuperação parceiros e temos mais cinco que pediram para serem internadas. É a nossa comissão trabalhando para ajudar essas pessoas em situação de rua”, comemorou o parlamentar.
📌 Moradores em situação de rua participam de celebração e jantar de páscoa no Centro de Manaus pic.twitter.com/MNkHtlFPPN
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 1, 2024