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Novo ministro dos Transportes promete revisão do marco ferroviário

Renan Filho foi empossado ministro dos Transportes em cerimônia hoje; falou sobre desafios das malhas ferroviária e rodoviária.

Em cerimônia disputada em Brasília, hoje, 3, foi empossado como novo ministro dos Transportes do governo Lula o senador Renan Filho (MDB-AL). Estiveram presentes na cerimônia o ex-presidente José Sarney, o senador Renan Calheiros (pai do ministro), o presidente do MDB Baleia Rossi e a ministra do Planejamento Simone Tebet.

Representantes de empresas de transporte e construtoras de todos os portes e associações estiveram presentes no auditório. Na nova gestão Lula, a Infraestrutura foi dividida em dois ministérios, um para portos e aeroportos chefiado por Márcio França (PSB-SP) e o outro comandado por Renan Filho, que cuidará de rodovias e ferrovias.


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Em seu discurso, Renan Filho disse que concentrará esforços em ampliar a malha ferroviária do país e que pretende rever concessões ferroviárias e rodoviárias. Também disse que pretende buscar novos modelos de financiamento para projetos da pasta dos Transportes e que vai revisar o Novo Marco Legal do Transporte Ferroviário, sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021.

Sobre a malha rodoviária do país, o ministro afirmou:

“No curto prazo, esse ministério terá de fazer esforço de recuperação da malha, retomar todas as obras paradas por falta de recursos, se debruçar sobre contratos de 15 mil km de rodovias concedidas e ampliar a participação do setor privado para agilizar essa tarefa”.

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Em cerimônia disputada em Brasília, hoje, 3, foi empossado como novo ministro dos Transportes do governo Lula o senador Renan Filho (MDB-AL). Estiveram presentes na cerimônia o ex-presidente José Sarney, o senador Renan Calheiros (pai do ministro), o presidente do MDB Baleia Rossi e a ministra do Planejamento Simone Tebet.

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Sobre a malha rodoviária do país, o ministro afirmou:

“No curto prazo, esse ministério terá de fazer esforço de recuperação da malha, retomar todas as obras paradas por falta de recursos, se debruçar sobre contratos de 15 mil km de rodovias concedidas e ampliar a participação do setor privado para agilizar essa tarefa”.

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Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

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