O Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 51 milhões para 37 municípios do Amazonas e para as secretarias estaduais de Saúde do Amazonas e do Acre. A verba é destinada ao enfrentamento dos efeitos das queimadas, da seca prolongada e de outras consequências das mudanças climáticas que afetam a região.
A medida foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (11/11), e faz parte de um pacote de crédito extraordinário liberado em outubro, que destinou um total de R$ 930 milhões a sete ministérios com foco na mitigação dos danos causados pelo aumento de incêndios florestais no país.
Saiba mais:
- Com 2,5 mil queimadas registradas, AM tem 2º pior outubro em 26 anos
- Estiagem: Prefeitura anuncia pagamento de auxílio para permissionários da Ponta Negra
As 62 cidades do Amazonas estão em estado de emergência devido à crise ambiental. Segundo a Defesa Civil do estado, já foram registrados 291 focos de incêndio somente em novembro, quase o dobro do que foi contabilizado no mesmo período do ano passado.
De junho a novembro deste ano, o Corpo de Bombeiros combateu mais de 22 mil focos de incêndio, conforme dados do boletim de estiagem do governo do Amazonas.