O partido do presidente argentino, Javier Milei, venceu neste domingo (18/5) as eleições legislativas na cidade de Buenos Aires, um reduto tradicional do movimento de centro-direita PRO, que ficou em terceiro lugar atrás do peronismo (centro-esquerda), segundo o órgão eleitoral.
O resultado coloca A Liberdade Avança, o jovem partido de Milei, como a força mais votada na capital argentina, que desde 2007 era governada pelo PRO, a agremiação do ex-presidente Mauricio Macri (2015–2019), cujo apoio foi crucial para a vitória do mandatário ultraliberal em 2023.
“Hoje é um ponto de inflexão para as ideias de liberdade”, declarou Milei, comemorando o resultado no palco ao lado de membros de seu gabinete. A eleição deste domingo, que renovou metade das 60 cadeiras da legislatura da capital argentina, foi vista como o primeiro teste eleitoral importante para Milei.
Com 98,15% das urnas apuradas, o porta-voz de Milei, Manuel Adorni, venceu a disputa com mais de 30,13% dos votos.
“Hoje escolhemos entre dois modelos. Entre o modelo da casta, dos privilégios, o de poucos; e o modelo da liberdade“, disse Adorni, aludindo ao peronismo.
Saiba mais:
Governo Trump avalia reality show em que imigrantes competem por cidadania
Joe Biden, ex-presidente dos EUA, é diagnosticado com câncer de próstata
Leandro Santoro obteve 27,35%, e Silvia Lospennato, do PRO, que foi a escolha de 15,92% dos eleitores, segundo o Instituto de Gestão Eleitoral de Buenos Aires.
*Com informações de O Globo, CNN Brasil e JP News.