Em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (10/12), a equipe médica responsável por acompanhar a cirurgia de Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorreu durante a madrugada, atualizou o estado de saúde de Lula. De acordo com os médicos, o presidente foi submetido à operação para conter uma hemorragia dentro do crânio e agora segue estável.
“O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi entubado, encontra-se agora estável e deverá ficar em observação nos próximos dias […] O presidente não teve sequela alguma, tanto é que está conversando normalmente e se alimentando”, afirmou o Dr. Roberto Kalil, diretor de cardiologia do Sírio-Libanês.
Confira o vídeo sobre o estado de saúde de Lula:
📌 Equipe médica atualiza estado de saúde de Lula após cirurgia na cabeça: "Estável, conversando e se alimentando" pic.twitter.com/l4o4faPNBd
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 10, 2024
O que aconteceu com o Lula?
Exames apontaram uma hemorragia intracraniana, consequência de uma queda sofrida em outubro, no Palácio do Alvorada. Na ocasião, Lula feriu a parte de trás da cabeça e precisou de pontos, levando à suspensão de viagens internacionais por recomendação médica.
Embora a hemorragia seja considerada”normal” devido à queda, o agravamento surpreendeu, já que Lula não havia apresentado sintomas recentes.
Saiba mais:
- Após sentir dores de cabeça, Lula passa por cirurgia às pressas em São Paulo; leia boletim médico
- Lula admite erro na comunicação do governo e diz que fará “correções necessárias”
Agenda cancelada após cirurgia
Diante do ocorrido, a agenda presidencial foi integralmente suspensa nesta terça-feira. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que esteve em São Paulo, voltou a Brasília para assumir compromissos em nome de Lula.
A situação de saúde do presidente será acompanhada de perto, e novas atualizações deverão ser divulgadas pela equipe médica e pela comunicação do Planalto.
*Com informações de CNN