O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), recebeu uma medalha comemorativa alusiva aos 132 anos do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), em reconhecimento à sua trajetória e ao trabalho conjunto em prol da sociedade amazonense. A indicação da honraria foi proposta pela procuradora-geral de Justiça, do MP-AM, Leda Mara Albuquerque.
“Esse gesto reforça o compromisso com valores de justiça e cooperação em benefício da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
O encontro aconteceu na sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, nesta segunda-feira (20/1). A condecoração reforçou os laços institucionais entre as duas esferas de governo, a procuradora entregou ao chefe do Executivo municipal.
Medalha
A medalha é uma homenagem pela parceria entre o poder público municipal e o MP-AM na busca por soluções e iniciativas que atendam às necessidades da população.
À ocasião, também foram debatidas iniciativas conjuntas voltadas para o fortalecimento de políticas públicas capazes de impactar positivamente a qualidade de vida da população manauara, reafirmando o compromisso das instituições com o desenvolvimento e a justiça social.
David volta às atividades
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), retornou ao exercício de sua função nesta segunda-feira (20/1). A volta das férias será marcada pela entrega do novo complexo esportivo do bairro Armando Mendes, na zona Leste da capital, totalmente reformado.
A área esportiva recebeu melhorias realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A revitalização do complexo esportivo incluiu uma série de reformas e novas construções:
- Quadra coberta: tem espaço adequado para práticas esportivas e eventos comunitários;
- Campo de areia: modernizado;
- Praça: ponto de encontro seguro e agradável para os moradores;
- Novos quiosques e banheiros: melhor infraestrutura aos frequentadores.
No período da ausência de Almeida na cadeira de prefeito, o vice-prefeito Renato Junior (Avante) assumiu o cargo, em exercício, já na primeira segunda-feira de 2025, em 6 de janeiro.
Nas últimas duas semanas, Renato Junior acumulou três responsabilidades: a titularidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o cargo de diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a função de prefeito em exercício.
Saiba mais:
Nova sede da Secretaria de Segurança é inaugurada e armamentos para o interior são entregues
Marinha divulga edital com 1.680 vagas para Soldados Fuzileiros Navais; 96 no Amazonas
MP-AM comandado por uma mulher
Pela terceira vez em 132 anos, o MP-AM é comandado por uma mulher. Leda Mara Nascimento Albuquerque, de 59 anos, tomou posse como procuradora-geral de Justiça (PGJ) em uma cerimônia conduzida pelo Colégio de Procuradores de Justiça, assumindo o cargo para o biênio 2024-2026.
O feito trouxe um marco significativo para a história do Ministério Público no Amazonas e para a sociedade amazonense. Com essa nova posse, Leda firma sua liderança e protagonismo ao se tornar a segunda mulher a ocupar o posto mais alto do MPAM na história da instituição.
Sua escolha foi feita pelo governador Wilson Lima, após ela obter a maioria dos votos na eleição interna do MPAM (101), encabeçando a lista tríplice. Esta será a segunda vez que ela ocupará o cargo de procuradora-geral de Justiça, função que já desempenhou entre 2018 e 2020.
Segundo Leda, questões como a crise climática e o aumento dos crimes cibernéticos exigem uma resposta qualificada do Ministério Público, que deve se aproximar da população e atender às demandas contemporâneas. “É uma missão difícil, mas estamos determinados a dar as respostas que a sociedade precisa e merece”, afirmou, enfatizando a importância de alinhar as competências do MP às novas realidades do século 21.
Leda Mara é graduada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutoranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a nova procuradora-geral ingressou no MPAM em fevereiro de 1996. Com grande experiência administrativa, a procuradora Leda Mara Albuquerque foi secretária-geral do MPAM e subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos do órgão, além de integrar o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) no ano de 2011, atuando em várias ações contra o crime organizado.