Com exclusividade para a Rede Onda Digital, o 2º Vice-presidente do partido União Brasil no Amazonas, Marcellus Campêlo, assegurou que a sigla terá candidatos para o Governo do Amazonas e Senado Federal, mas tudo dependerá dos alinhamentos que podem confirmar os nomes para a disputa desses cargos.
À ocasião, o também Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e da Unidade Gestora de Projetos Especiais do AM, foi questionado pela Rede Onda Digital, nesta terça-feira (1º/4), se o partido teria nomes para os cargos citados na eleição geral de 2026.
“Então, nós estamos juntando essas forças todas, preparando e selecionando esses nomes aí que podem ser candidatos. Nós temos um percentual de mulheres que precisa ser também candidato por força de lei, também nós estamos fazendo essa busca, as conversas de pé de ouvido para poder a gente estar preparado de forma antecipada para 2025”, frisou Campêlo.
Inicialmente, conforme o secretário, o partido vai aguardar as tratativas em esfera nacional, e no decorrer dos alinhamentos, pode ser que influenciem as tomadas de decisões a nível regional.
“Nós estamos com muitas conversas em nível nacional. Você sabe que numa eleição majoritária, como vai ser de 2026, que vem desde o presidente até o deputado estadual, existem as composições nacionais e essas composições influenciam no cenário estadual. Então nós estamos primeiro trabalhando de forma nacionalmente para entender como é que vai ser essas alianças”, disse Campêlo.
Saiba mais:
Em audiência pública, Zé Ricardo pede suspensão da tarifa de esgoto em Manaus
MUDANÇA: Ló deixa Semed, Júnior Mar assume e Arone Bentes é nomeado subsecretário
União Brasil e Progressistas
A federação entre União Brasil (UB) e Progressistas (PP) e possivelmente uma aliança com o Partido Liberal (PL) vai dar uma “nova conjuntura” para as eleições em 2026. Enquanto ainda não há definição na tomada de decisões, o diretório estadual do UB segue firmando suas alianças.
“Por exemplo, a Federação entre a União Brasil e o Progressista, isso vai dar uma outra conjuntura, inclusive refletindo aqui no estado do Amazonas. E também a questão, em Brasília, da aliança com o PL, ou não, então nós estamos aguardando essa conjuntura nacional para poder nos posicionarmos aqui no Amazonas, que é fortalecendo os diretórios municipais, organizando os partidos, estando próximos dos nossos prefeitos da União Brasil, que são 24 prefeitos que foram eleitos ano passado”, pontuou afirmando que a sigla possui uma base com quase 300 vereadores eleitos pelo partido no Amazonas, fora os vice-prefeitos.
Assista a declaração completa:
Marcellus Câmpelo sobre o União Brasil para 2026: “Estamos preparando e selecionando os nomes que podem ser candidatos” pic.twitter.com/sJHMdn1W64
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 1, 2025