Manifestantes fazem atos contra o Congresso neste domingo (14), em várias capitais do país

Protesto contra PEC da Blindagem (Foto: Metrópoles).
Acontecem neste domingo (14/12) atos por todo o país contra a chamada PL da Dosimetria, aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada, que propõe reduzir penas para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, e que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
As manifestações de esquerda vão acontecer em 25 estados e no Distrito Federal. Os atos foram convocados pelo PT, Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, centrais sindicais e movimentos sociais. Nas redes, as deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Erika Hilton (PSOL-SP) também fizeram convocações para os atos.
A manifestação em São Paulo acontece na Avenida Paulista, com o lema “Congresso Inimigo do Povo”, e está prevista para as 14h (hora de Brasília). Guilherme Boulos, do PSol, escreveu no post de convocação:
“O Congresso não nos deixa dormir, então também não daremos descanso. Domingo vamos para a rua pressionar contra a redução das penas dos golpistas”.
O principal alvo da manifestação é o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que decidiu pautar o PL da Dosimetria nessa semana. Além da crítica ao Congresso, os protestos também incluem outras pautas, como o fim da escala de trabalho 6×1 e o combate ao feminicídio.
Leia mais:
Lula evita antecipar decisão sobre Lei da Dosimetria: “Vou fazer o que entender que deve ser feito”
Cinco deputados do AM votam a favor do PL da Dosimetria; veja como votou cada
Em setembro último, protestos semelhantes levaram ao arquivamento da chamada PEC da Blindagem, que também havia sido aprovada pela Câmara. Segundo levantamento do Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), uma parceria da Universidade de São Paulo (USP) com a ONG More in Common, mais de 40 mil pessoas compareceram ao ato na Pualista.
No Rio de Janeiro, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Paulinho da Viola participarão do ato. Em Manaus, a manifestação aconteceu às 9h na faixa liberada da Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade.
A PL da Dosimetria ainda precisa passar pelo Senado e, se aprovada, pela sanção do presidente Lula (PT). O projeto foi aprovado por 291 votos a 148 na Câmara.
*Com informações de Metrópoles e UOL






