A Prefeitura de Manaus deu início, na segunda-feira (16/09), à primeira fase da Operação Estiagem, com foco no atendimento às comunidades ribeirinhas do rio Negro. A ação, que conta com um orçamento inicial de aproximadamente R$ 10 milhões, é totalmente financiada pela prefeitura, conforme destacado pelo prefeito David Almeida.
Almeida ressaltou que, até o momento, a operação está sendo executada sem o apoio financeiro do governo estadual, com recursos próprios da prefeitura. “
“Essa ação é toda com recursos da prefeitura. Nós temos aqui uma possibilidade de sinalização de recursos do governo federal”, afirmou o prefeito.
De acordo com o prefeito, os recursos federais serão aplicados nas próximas etapas da operação.
“Os recursos que virão do governo federal servirão para as próximas etapas. Nesse momento, estamos trabalhando com uma estrutura de aproximadamente R$ 10 milhões, incluindo combustível, aluguel de barcos e toda a mobilização”, explicou David Almeida.
Apesar da ausência de apoio financeiro do governo do estado, o prefeito destacou que isso permite que o governo estadual concentre seus esforços nas regiões do interior do Amazonas, que não possuem a mesma estrutura que Manaus.
Saiba mais:
- Mais de 7 mil famílias serão atendidas por ‘Operação Estiagem’, diz prefeito David Almeida
- Vídeo mostra cadeirada em Marçal de outro ângulo e xingamentos durante intevalo: “seu filho da p…”
Operação Estiagem
A primeira fase da Operação Estiagem começou com a distribuição de cestas básicas, água potável e kits de assistência para as famílias de 43 comunidades do rio Negro, com a primeira parada na comunidade do Apuaú. As equipes da prefeitura, acompanhadas por balsas carregadas de mantimentos, partiram do Píer 355, no Centro Histórico de Manaus, em uma operação que deverá se estender para outras áreas afetadas pela seca nos próximos meses.
A segunda fase da operação já está programada para a próxima semana, focando na região do Rio Amazonas, onde a mesma estrutura será utilizada para atender as comunidades ribeirinhas afetadas.