O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (30/01) e destacou que está “100% recuperado” após a cirurgia realizada em dezembro para conter um hematoma no cérebro. O mandatário também afirmou que este será o ano mais importante de sua gestão, com a expectativa de avanços na “colheita” de políticas públicas implementadas desde o início de seu mandato.
Em sua fala inicial, Lula relembrou o episódio da queda sofrida em setembro e a necessidade de intervenção médica no fim do ano passado. Segundo ele, agora está plenamente recuperado e pronto para retomar a agenda intensa de viagens e compromissos internacionais.
“Em setembro eu bati a cabeça, e em dezembro eu tive que fazer um procedimento. Hoje eu estou aqui 100% recuperado e preparado para todas as lutas que vier a partir de agora. Já voltei a fazer ginástica, andar, fazer musculação. Já posso fazer a viagem que eu quiser, para o país que eu quiser”, declarou o presidente.
Em sua primeira coletiva de imprensa de 2025, Lula desejou “feliz ano novo” e afirmou que 2025 será o ano mais importante de seu governo.
“Este é o ano mais importante do governo, porque é o ano que a gente começa a grande colheita de tudo o que foi plantado nos anos de 2023 e 2024″, disse o presidente.
Confira o trecho da entrevista:
📌 "Estou 100% recuperado e já posso fazer a viagem que eu quiser", diz presidente Lula pic.twitter.com/YcXCR892uG
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 30, 2025
Saiba mais:
- Omar Aziz critica Marina Silva e a comunicação com ministros do governo Lula
- Silas Câmara comenta alta rejeição do presidente em pesquisas: “O Lula de 2025 não é o mesmo de 2002”
Queda de Lula
No dia 19 de outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial da Presidência, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Durante o acidente, ele bateu na região da nuca e precisou levar cinco pontos. Exames de imagem realizados no mesmo dia confirmaram que, embora grave, o impacto não causou danos mais severos.
Após cerca de uma hora no hospital, Lula foi liberado para retornar à residência oficial. No entanto, os médicos recomendaram o cancelamento de viagens mais longas durante as semanas seguintes. A orientação levou o presidente a desistir da viagem à Rússia, onde participaria da cúpula do BRICS.
Já em dezembro, Lula passou por uma nova cirurgia para controlar uma hemorragia n o crânio. Segundo o boletim médico, o hematoma que foi drenado em cirurgia de emergência tinha cerca de 3 centímetros.