O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja realizar um ato simbólico em Brasília no dia 8 de janeiro de 2025. A data marca os ataques à Praça dos Três Poderes em 2023, em um episódio que chocou o país.
Em 2024, chefes dos Três Poderes participaram de uma solenidade no Congresso Nacional para lembrar o ocorrido. Agora, o governo planeja um novo evento, desta vez no Palácio do Planalto, reafirmando a união e o compromisso pela defesa da democracia.
Segundo informações divulgadas pela coluna de Igor Gadelha, do site Metrópoles, ministros foram orientados por Lula a estarem presentes em Brasília na data.
Saiba mais:
- Governo Lula atualiza regras para armas de fogo e munições no país
- Lula assina decreto que eleva salário mínimo a R$ 1.518 a partir de quarta-feira (1º)
Além do evento na capital federal, está prevista uma outra ação organizada pelo PT no município de Araraquara (SP). A cidade, que era governada por Edinho Silva (PT) à época dos ataques, tem conexão direta com os eventos de 8 de janeiro.
Edinho, atualmente cotado para assumir a presidência do partido em 2025, entregou recentemente ao presidente Lula uma réplica de placa da Avenida 8 de Janeiro, destacando a relevância simbólica da data.
Em suas redes sociais, Edinho publicou uma foto ao lado de Lula e do ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais.
“Fiz questão de presenteá-lo com esse singelo, porém simbólico presente. Essa placa representa sua liderança, sua capacidade de dialogar, sua força política, seu posicionamento intransigente pela defesa do Estado Democrático de Direito”, afirmou Edinho.
Ver essa foto no Instagram
*Com informações de Metrópoles e CNN