O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira (06/01), marcando seu retorno ao trabalho quase um mês após cirurgia na cabeça. O último compromisso de Lula no local ocorreu em 9 de dezembro, quando ele se reuniu com os presidentes da Câmara e do Senado, apesar de já sentir dores na cabeça.
Na madrugada de 10 de dezembro, o presidente foi levado emergencialmente a São Paulo, onde passou por uma cirurgia para drenar um hematoma entre o osso do crânio e o cérebro. Desde então, Lula tem seguido orientações médicas que incluem evitar deslocamentos longos e adiar o retorno às atividades físicas.
Ainda sob recomendação médica, Lula permanecerá em Brasília durante o mês de janeiro. Seu primeiro compromisso público está programado para quarta-feira (08), durante uma cerimônia que marca os dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Saiba mais:
- Lula parabeniza Fernanda Torres por Globo de Ouro: “Orgulho do Brasil”
- Lula planeja ato simbólico sobre ‘8 de janeiro’; em Brasília
Desde sua alta hospitalar, Lula tem alternado entre o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, e a Granja do Torto, residência de campo. Durante o período das festas de fim de ano, o presidente optou por permanecer na Granja do Torto, onde foi visto interagindo com animais, como jabutis, em vídeos publicados pela primeira-dama Janja da Silva.
Na sexta-feira (03), Lula cumpriu agenda na Granja do Torto. Ele se reuniu com o ministro da Defesa, José Múcio, e com o comandante da Marinha, almirante Marcos Olsen. Também participaram das reuniões representantes da Casa Civil e o assessor especial Audo Faleiro, responsável por assuntos internacionais.
Evento do 8 de janeiro
A cerimônia de quarta-feira (8) terá início às 9h30, com uma programação que inclui a entrega de obras de arte restauradas. Entre os destaques estão um relógio do século XVII, reparado na Suíça, uma ânfora portuguesa e o quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, danificado durante a invasão ao Planalto.
Após a solenidade, o presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de autoridades para o ato simbólico denominado “Abraço da Democracia”, realizado na Praça dos Três Poderes. A organização do evento está sob responsabilidade do Partido dos Trabalhadores (PT).
*Com informações de CNN