O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira (23/04) de um jantar político estratégico na Residência Oficial da Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro será com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes de diversos partidos, e tem como principal objetivo estreitar o relacionamento do chefe do Executivo com as lideranças da Casa Legislativa.
Entre os temas centrais do jantar, está o projeto de lei que propõe anistia a investigados e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, data marcada por ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília.
O PL da anistia tem provocado acirradas discussões entre parlamentares. Na última semana, a oposição apresentou um requerimento de urgência para que a proposta seja levada diretamente ao plenário da Câmara, conseguindo 262 assinaturas — número suficiente para pressionar pela votação, mas a decisão final sobre a pauta cabe ao presidente da Casa, Hugo Motta.

Saiba mais:
- Davi Alcolumbre, Hugo Motta e Luis Roberto Barroso acompanham o presidente ao funeral do papa Francisco
- Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça e agentes socioeducativos
A presença de Lula no jantar evidencia um esforço do governo federal para reconstruir pontes com o Congresso Nacional e melhorar a articulação política, especialmente com a Câmara.
Esse movimento do presidente acontece semanas após uma reunião semelhante com líderes do Senado Federal, em mais uma tentativa de avançar nas negociações de projetos estratégicos para o governo.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, bem como líderes do governo na Câmara dos Deputados, também irão acompanhar Lula no jantar desta quarta-feira, reforçando a comitiva do Planalto nas conversas com os parlamentares.
