O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, ao lado da primeira-dama Janja da Silva, de um jantar diplomático oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron (partido Renascimento), e pela primeira-dama Brigitte Macron. O evento ocorreu na noite de quinta-feira (5/6), no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, em Paris.
A noite contou com a presença de autoridades, empresários e representantes da cultura e da gastronomia dos dois países. Entre os convidados estavam o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o jornalista Zeca Camargo, a atriz Maria Fernanda Cândido e o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy.

O jantar foi preparado por dois chefs com ligação direta com o Brasil e a França: o franco-brasileiro Erick Jacquin, conhecido no Brasil por sua atuação como jurado em reality shows gastronômicos, e a chef brasileira Alessandra Montagne, que vive em Paris e se destaca na cena culinária francesa. Alessandra, inclusive, assumirá em breve a cozinha do Museu do Louvre, sendo a primeira brasileira a ocupar o posto.
Saiba mais:
- Além de Zambelli, veja quem são as 6 mulheres brasileiras na lista vermelha da Interpol
- Pesquisa revela do que os brasileiros têm mais medo: Lula continuar ou Bolsonaro voltar; saiba
Durante a cerimônia, Emmanuel Macron fez um brinde em homenagem ao Brasil e destacou a importância da relação bilateral entre as duas nações.
“Permita-me, caro presidente Lula, brindar a esta relação única, a este país do outro lado do oceano e nosso vizinho na Amazônia, com quem a nossa ambição é simples. Queremos continuar a sonhar, a realizar e a reinventar a humanidade. E viva o Brasil e viva a França, e viva a amizade entre o Brasil e a França”, declarou o presidente francês.

A cantora Roberta Sá, referência na Música Popular Brasileira (MPB), no samba e na bossa nova, foi a principal atração musical. Ela foi homenageada em maio com a Ordem do Mérito Cultural e recebeu R$ 168 mil por sua apresentação no evento em Paris.
Além de Roberta Sá, a orquestra de cordas da Guarda Republicana da França também se apresentou. O repertório da noite foi entregue aos convidados em um menu musical que incluiu obras de compositores clássicos como Mozart, Heitor Villa-Lobos e Jacques Offenbach, bem como músicas populares brasileiras de Tom Jobim, Milton Nascimento e até a canção sertaneja “Balada”, do cantor Gusttavo Lima. Curiosamente, a música é bastante conhecida na França por seu refrão marcante “Tché tché Réré”.
A visita oficial de Lula a Paris foi marcada por outros gestos de celebração da amizade entre Brasil e França. Em homenagem ao presidente brasileiro, a Torre Eiffel foi iluminada com as cores verde e amarela, gesto que foi divulgado nas redes sociais de Emmanuel Macron e de Lula.

Nas redes sociais, Lula publicou um vídeo ao lado de Macron, celebrando a parceria entre o Brasil e a França. Veja:
🔵 Lula e Janja participam de jantar diplomático com Macron em Paris pic.twitter.com/sjs0LXDXhM
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 6, 2025