‘Tour na Ásia’: Lula desembarca na Indonésia em busca de parcerias comerciais

(Foto: Reprodução)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou, nesta quarta-feira (22/10), uma visita oficial ao Sudeste Asiático, desembarcando em Jacarta, capital da Indonésia. A viagem, que se estenderá por quatro dias, busca ampliar as relações diplomáticas e econômicas do Brasil com países da região, considerada estratégica para o comércio exterior brasileiro.
Durante a passagem pela Indonésia, Lula se reunirá com o presidente indonésio, Prabowo Subianto, para assinatura de atos e memorandos de cooperação bilateral. A agenda também inclui um encontro com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), com foco em definir prioridades na parceria entre o Brasil e o bloco.
Nas redes sociais, o presidente publicou um vídeo mostrando sua chegada ao país. Na legenda ele escreveu:
“Vamos trabalhar para aproximar nossas economias, gerar oportunidades para o povo brasileiro e para o povo indonésio e também reforçar o papel do Brasil na construção de um mundo mais justo e cooperativo”.
Leia mais:
- Lula embarca para a Ásia nesta terça-feira e pode encontrar Trump durante a viagem
- VÍDEO: Raulzinho se distrai no celular durante discurso que elogiava governo Lula na CMM
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), há cerca de 286 produtos brasileiros com potencial de exportação para o mercado indonésio, o que reforça o interesse do governo em fortalecer a presença econômica nacional no continente asiático.
Na sexta-feira (24), Lula segue para Kuala Lumpur, capital da Malásia, onde participará da Cúpula da Asean e se reunirá com autoridades e empresários locais. A comitiva presidencial conta com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Segundo informações da CNN, Lula deverá se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), na Malásia, em uma reunião que vem sendo articulada desde a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Leia mais em Política

Comissão de Ética autoriza Lewandowski a advogar, mas impõe restrições por seis meses

Guilherme Boulos espera que fim da escala 6×1 seja aprovada ainda no primeiro semestre de 2026

Renato Junior assume Prefeitura de Manaus durante afastamento de David Almeida

Câmara avança em proposta que garante expansão da energia elétrica sem aumento na conta de luz

Contrato de consultoria com o Banco Master teria sido um dos motivos da saída de Lewandowski do Ministério da Justiça

