As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Lula pode confirmar Jorge Messias como indicado ao STF nesta quinta-feira (20/11)

A escolha de Messias é tratada como praticamente certa, já que ele é considerado um nome de alta confiança do presidente
19/11/25 às 20:57h
Lula pode confirmar Jorge Messias como indicado ao STF nesta quinta-feira (20/11)

(Foto: Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (19/11) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve oficializar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Messias tem reunião marcada com Lula pela manhã, no Palácio da Alvorada, antes de seguir viagem para São Paulo e, depois, para a África do Sul.

A vaga no STF está em aberto desde o dia 18 de outubro, quando Barroso antecipou sua aposentadoria por motivos pessoais. Dentro do governo, a escolha de Messias é tratada como praticamente certa, já que ele é considerado um nome de alta confiança do presidente.

O AGU já era cotado desde a saída da ministra Rosa Weber, em 2023, quando Lula acabou escolhendo Flávio Dino para o STF. Agora, Messias voltou a liderar a lista de preferidos.

Ele disputava internamente com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, que era o nome favorito da Casa e tinha o apoio de Davi Alcolumbre (União-AP). Mesmo assim, a preferência de Lula prevaleceu. Pacheco confirmou essa sinalização após se reunir com o presidente na segunda-feira (17/11).


Leia mais

Ministro do STF Flávio Dino recebe Colar do Mérito do TCE-AM em Brasília

STF condena mais nove acusados de tramar morte de autoridades em suposto golpe de Estado


Na conversa, Lula reforçou que pretende indicar Messias e ainda sugeriu que Pacheco concorra ao governo de Minas em 2026. O senador, porém, afirmou que deve deixar a vida pública quando encerrar o mandato no ano que vem.

Com essa indicação, Lula chegará a 11 nomeações ao STF desde seu primeiro mandato, três delas apenas neste terceiro governo. Após o anúncio, Messias ainda terá de passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e depois no plenário. Caso seja aprovado ainda em 2024, poderá permanecer no STF até 2055, quando completa a idade da aposentadoria compulsória.

*Com informações do Metrópoles.