O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a Petrobrás não deve ser sempre responsabilizada pelo alto preço do combustível. Segundo Lula, a população precisa ser informada sobre os verdadeiros motivos das altas nos postos de gasolina. A declaração foi feita durante um evento de anúncio de investimentos na frota naval do sistema Petrobras, em Angra dos Reis (RJ).
Segundo Lula, o preço do litro da gasolina na refinaria da Petrobras gira em torno de R$ 3, enquanto o consumidor final paga aproximadamente R$ 6,50 nos postos de combustíveis. O mesmo ocorre com o diesel e o gás de cozinha. O presidente destacou que o valor final inclui tributos, como o ICMS, e os custos da cadeia de distribuição.
“É importante informar a população disso, para o povo saber quem xingar na hora que aumenta, para o povo saber quem é o responsável por isso”, disse o presidente.
Lula criticou os intermediários na comercialização de combustíveis e defendeu a venda direta dos produtos para reduzir os preços ao consumidor. “Se a gente puder vender direto a gasolina, o gás, porque, no fundo, no fundo, o consumidor é assaltado pelo intermediário. Ele é assaltado. E a fama fica nas costas do governo”, afirmou.
Leia mais
VÍDEO: Nikolas Ferreira ironiza Lula e Janja em trend nas redes sociais
Rejeição de Lula cresce e se torna a maior dentro seus três mandatos
O presidente sugeriu que a Petrobras adote medidas para minimizar a dependência da intermediação no mercado de combustíveis, mencionando a possibilidade de venda direta de óleo diesel para grandes consumidores. “A Petrobras precisa tomar uma atitude, principalmente em relação ao diesel. A gente precisa vender para os grandes consumidores diretamente, para baratear o preço”, afirmou.
Durante o evento, Lula também defendeu a Petrobras e alertou para a necessidade de valorização da estatal, a fim de evitar sua privatização em governos futuros. O presidente afirmou que a Petrobras é uma das empresas mais eficientes do mundo e deve ser defendida com firmeza.
“Tem gente que vota em candidatos que querem vender a Petrobras. A gente tem que levar essa empresa a sério para que ela não seja privatizada no futuro”, disse.
Em tom descontraído, o presidente brincou ao reforçar seu apoio à estatal. “Eu não como a gasolina que a Petrobras produz, mas não deixo de defendê-la. Eu bebo outro álcool, a gasolina não”, brincou.
Lula também voltou a criticar a Operação Lava Jato, investigação que levou à sua prisão em 2018. Segundo ele, a operação teve como objetivo enfraquecer a Petrobras e a indústria nacional de engenharia. “Hoje todos vocês têm consciência de que o que estava em jogo naquele momento era a destruição da engenharia deste país e a tentativa de criar uma imagem negativa da Petrobras no mundo”, afirmou.
O evento em Angra dos Reis marcou o anúncio de novos investimentos na frota naval da Petrobras, reforçando a estratégia da companhia para fortalecer sua atuação no setor de petróleo e gás.