O novo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa presidencial na tarde de hoje, 1º, acompanhado da primeira-dama Janja e do cacique Raoni Metuktire, do jovem Francisco de 10 anos, da catadora Aline Sousa, do metalúrgico Weslley Rodrigues, do professor Murilo de Quadros Jesus, da cozinheira Jucimara dos Santos, do militante Flávio Pereira e de Ivan Baron, jovem com paralisia cerebral provocada por meningite na infância. O rito de passagem da faixa presidencial foi simbolizado pelo “povo brasileiro”.
A subida de rampa e passagem da faixa ocorreram depois da cerimônia de posse de Lula no Congresso Nacional.
Leia mais:
“Democracia para sempre”, diz Lula ao tomar posse como presidente
Lula anuncia últimos ministros do novo governo; veja nomes
O ex-presidente Jair Bolsonaro optou por não cumprir o rito democrático e viajou para os Estados Unidos na noite de sexta, 30, para não passar a faixa a Lula. O presidente que deixa o cargo não tem obrigação legal de cumprir o rito.
Em seu discurso, Lula afirmou:
“Vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não apenas para quem votou em mim. Vou governador para todos e todas, olhando para nosso luminoso futuro em comum e não pelo retrovisor do passado de divisão e intolerância. A ninguém interessa um país em permanente pé de guerra”.
O último presidente do Brasil que não tinha passado a faixa a seu sucessor foi João Batista de Figueiredo, mandatário derradeiro do período de ditadura, que não participou da cerimônia de posse de José Sarney.