Neste domingo (5/5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Rio Grande do Sul. Ao lado do governador Eduardo Leite (PSDB), disse que “não haverá impedimento da burocracia” para a recuperação do estado, atingido nos últimos dias por fortes chuvas. A declaração foi dada em coletiva de imprensa.
“Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandiosidade desse estado. Pode ficar certo disso. Isto está sendo falado, está sendo gravado. É para as pessoas que gostam de trabalhar e para as pessoas que não gostam, podem reclamar. Mas eu quero que cobrem porque o que vai acontecer cada coisa que foi falada aqui”, afirmou Lula.
"Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandiosidade desse estado", garantiu o presidente Lula ao povo gaúcho ao lado de Arthur Lira, presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
📲DIGITAL/PR pic.twitter.com/KZ41d8nERT
— Governo do Brasil (@govbr) May 5, 2024
O presidente também disse ao governador Eduardo Leite que o governo federal irá recuperar as estradas estaduais que foram destruídas.
“Eu sei que o estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil. E eu sei que têm muitas estradas estaduais que estão com problema. Não fique preocupado, porque o governo federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar você a recuperar as estradas estaduais”, completou.
O presidente chegou ao estado acompanhado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; do ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, além de 13 ministros, que se juntaram a Paulo Pimenta (Secom) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional). Os dois últimos estão na capital gaúcha desde sábado para coordenar e integrar as ações Governo Federal em parceria com estado e municípios.
Lula também cobrou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresente um plano de prevenção para que o governo “pare de correr atrás da desgraça”.
“É impossível discutir a questão do clima sem trazer a Marina, que está compromissada a me apresentar um plano de prevenção de acidentes climáticos. É preciso que a gente pare de correr atrás da desgraça. É preciso que a gente veja com antecedência o que pode acontecer de desgraça.”
Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, 332 municípios do Rio Grande do Sul estão sendo afetados pelas enchentes das chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que 75 mortes foram confirmadas em razão dos temporais. Outras seis mortes estão sendo investigadas.
Leia mais:
Em Porto Alegre, famílias deixam suas casas e esperam por ajuda em avenida
VÍDEO: Governador do RS divulga Pix para receber doações para estado assolado por chuvas
Neste domingo, Leite agradeceu o presidente Lula (PT) por ter comparecido ao estado para acompanhar os trabalhos de resgate de vítimas atingidas pela tragédia climática que assola a região.
“Me conforta saber que a gente tem a sua compreensão, a sua sensibilidade e a mesma vontade indignação de atender esse povo aqui o mais urgente possível. Isso me deixa, assim, confiante de que nós vamos superar isso aqui todos juntos. Me deixa muito confiante , que nós vamos ser capazes nós vamos superar crítico que a gente tá vivenciando pela sua sensibilidade, pela sua indignação, pela mobilização que o senhor tá fazendo das grandes forças do nosso país.”
Em coletiva de imprensa, ainda ao lado de Lula e de demais autoridades, o governador do Rio grande do Sul, afirmou que “não é hora de procurar culpados”.
“Preciso fazer um pedido aqui: não é hora de procurar culpados. Não é hora de transferir responsabilidades. A gente vai ter que trabalhar à altura do que o momento histórico nos exige. Na divisão política que a gente vive, parece que qualquer coisa que a gente fala parece que se está jogando a culpa em alguém”, comentou Eduardo Leite.
Ver essa foto no Instagram
Lula, Pacheco (presidente do Senado), Lira (presidente da Câmara dos Deputados) e Eduardo Leite, além de outras autoridades do cenário político, sobrevoaram Porto Alegre. Os políticos estão na cidade para discutir ações de resposta à tragédia causada pelas chuvas.
Sobrevoo de Lula com Eduardo Leite:
Em Porto Alegre com o governador @EduardoLeite_. Todos os poderes e níveis de governo trabalhando unidos neste momento de emergência. Seguiremos trabalhando juntos pela recuperação das regiões afetadas pelas fortes chuvas.
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/KRKi0iwhro
— Lula (@LulaOficial) May 5, 2024