Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Lula pode apresentar decreto para limitar uso de armas de fogo por policiais

Lula pode apresentar decreto para limitar uso de armas de fogo por policiais

Em meio ao aumento de casos de violência policial em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um decreto que estabelece limites para o uso de armas de fogo por policiais. A medida, atualmente em análise pela Casa Civil, busca priorizar o uso de forças não letais, alinhando-se a práticas mais humanitárias e eficazes na segurança pública.

O texto do decreto, protocolado na Casa Civil desde o dia 11, estabelece que a utilização de armas de fogo deve ser restrita a últimos casos, incentivando o uso de comunicação, negociação e técnicas de controle que evitem a escalada da violência.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, deve se reunir com Lula nos próximos dias para concluir os detalhes do texto.


Saiba mais:


O decreto também estipula diretrizes claras para o uso de algemas, buscas pessoais e domiciliares, e a atuação em contextos prisionais. Além disso, agentes das Polícias Militar, Rodoviária Federal, Federal e Civil, bem como guardas municipais, deverão passar por capacitações anuais obrigatórias.

Após a edição do decreto presidencial, caberá ao Ministério da Justiça publicar uma portaria regulamentando a política de segurança. Essa etapa está prevista para o início de janeiro. A proposta enfatiza a proporcionalidade no uso da força, reservando armas de fogo apenas para situações de ameaça real ou iminente.

Projeto flexibiliza compra de armas de fogo

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento, permitindo a regularização de armas de fogo ilegais e flexibiliza as regras para aquisição de armamentos. A proposta segue agora para avaliação no Senado.

*com informações de CNN