O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (10/02), prefeitos que promovem a qualidade da educação e da saúde em seus municípios, mas que não utilizam esses mesmos serviços públicos.
Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em Brasília, o presidente apontou a contradição de gestores que colocam seus filhos em escolas particulares e buscam atendimento médico na rede privada.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), além de ministros e governadores. O Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reconhece iniciativas que promovem avanços no setor educacional e busca estimular melhorias na qualidade do ensino no Brasil.
Em seu discurso, Lula ironizou a postura dos prefeitos:
“Você chega em uma cidade e pergunta: ‘Prefeito, como está a educação?’ ‘Está maravilhosa. A educação aqui é fantástica’. ‘Prefeito, como está a saúde?’ ‘A saúde aqui é fantástica’. Aí você pergunta: ‘Seu filho estuda na escola fantástica?’ ‘Não’. O filho dele está em uma que não presta, [a] particular”, criticou.
O presidente também destacou a incoerência na área da saúde:
“Aí você pergunta: ‘Você se atende no pronto-socorro que você acha que é espetacular?’ ‘Não, meu filho, eu levo em outro lugar’”. Lula ressaltou que esse tipo de comportamento prejudica o desenvolvimento do país.
Para Lula, a solução para essa desigualdade está na melhoria da educação pública: “Eu digo que esse país só vai dar certo o dia em que a classe média voltar para a escola pública. E só vai voltar para a escola pública quando ela melhorar”.
Confira a fala do presidente:
📌Lula critica prefeitos que não usam SUS e colocam filhos em escolas particulares pic.twitter.com/1zMvGswx97
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 11, 2025
Saiba mais:
- Governo Lula reduz auxílio-reclusão e chega ao menor patamar em 10 anos
- PT completa 45 anos com desafios para encontrar sucessor de Lula