Lula: “Não existe solução mágica” para acabar com a criminalidade, diz presidente

(Foto: Reprodução/Canal Gov)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (9) que não existe fórmula milagrosa para eliminar a criminalidade. Segundo ele, o caminho passa por combater o crime organizado e suas cúpulas, asfixiar as fontes de financiamento e rastrear e barrar o tráfico de armas.
A declaração foi feita durante a participação de Lula na 4ª Cúpula da Celac, realizada na Colômbia. O petista reforçou que a segurança pública é dever do Estado e direito fundamental e que o caráter transnacional das organizações criminosas exige cooperação entre os países.
Lula também alertou que a democracia é afetada quando o crime corrompe instituições, expulsa a população dos espaços públicos, desagrega famílias e prejudica a atividade econômica.
Leia mais
Presidente Lula se pronuncia após tornado que atingiu cidade do Centro-Sul do Paraná
PEC que permite acúmulo de cargos remunerados para professores segue para o Senado
Em outro trecho, ao comentar o cenário regional, o presidente criticou a retórica que tenta legitimar intervenções militares e disse que a América Latina e o Caribe são uma região de paz. O pronunciamento ocorre em meio a tensões recentes envolvendo Estados Unidos e Venezuela.
Lula ainda mencionou a crise do projeto de integração latino-americana, defendendo a retomada da cooperação entre os países da região.
*Com informações de CNN






