Agora é oficial: Lula confirma que disputará as eleições em 2026

(Foto: Divulgação)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (23/10), em Jacarta, capital da Indonésia, que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka, durante o primeiro dia de sua agenda oficial pelo Sudeste Asiático.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil […] Nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes”, disse Lula ao presidente indonésio.
O petista já havia sinalizado anteriormente a possibilidade de concorrer novamente, condicionando a decisão ao seu estado de saúde.
Agora é oficial: Lula confirma que disputará eleições em 2026 pic.twitter.com/Bb3k4zHh3j
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 23, 2025
Leia mais:
- Nikolas Ferreira lança indiretas à Lula e ironiza: “Está valendo a pena ser de esquerda no Brasil”
- ‘Tour na Ásia’: Lula desembarca na Indonésia em busca de parcerias comerciais
Lula ressalta parceria entre Brasil e Indonésia
Mais cedo, o presidente brasileiro foi recebido com honras militares e civis por Subianto. Após uma reunião privada, ambos participaram da assinatura de acordos bilaterais e concederam uma declaração conjunta à imprensa.
Lula destacou o potencial econômico entre Brasil e Indonésia, ressaltando que o comércio entre os dois países triplicou nas últimas duas décadas — passando de US$ 2 bilhões para US$ 6,5 bilhões.
“Nas últimas duas décadas, nosso comércio cresceu mais de três vezes, de dois bilhões para seis bilhões e meio de dólares. Eu disse ao presidente Subianto que é quase inexplicável para as nossas sociedades como Indonésia e Brasil, que juntos perfazem quase 500 milhões de habitantes, só tenham um comércio de seis bilhões de dólares. É pouco para a Indonésia, é pouco para o Brasil”, disse o presidente.
O chefe do Executivo brasileiro também demonstrou interesse em expandir as parcerias para além do comércio tradicional, mencionando áreas como inteligência artificial, datacenters, ciência, tecnologia e intercâmbio acadêmico.
Durante o encontro, Brasil e Indonésia assinaram uma série de memorandos de entendimento que envolvem cooperação em medidas sanitárias e fitossanitárias, certificação agrícola, energia, mineração, ciência e estatística. Também foram firmados acordos entre empresas privadas dos dois países, reforçando o compromisso de ampliar a cooperação econômica e tecnológica entre as nações.
