O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta quinta-feira (13/02), que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, será realizada integralmente em Belém, no Pará. Apesar dos desafios relacionados à infraestrutura da cidade, o chefe do Executivo descartou a possibilidade de dividir o evento com outras capitais com mais estrutura.
Desde o anúncio de Belém como sede da COP30, houve especulações sobre a necessidade de realocar parte das reuniões para cidades maiores. No entanto, durante visita ao local, Lula foi categórico ao afirmar que a conferência será realizada na capital paraense “seja do jeito que for”. O presidente destacou que os participantes precisarão se adaptar às condições locais e que não haverá “maquiagem” na cidade.
Lula enfatizou que Belém não será “enfeitada” para o evento e que as autoridades estrangeiras devem conhecer a realidade local.
“Que Belém seja do jeito que for. Que o povo seja do jeito que for, é aqui. Eles [autoridades estrangeiras] têm que saber quanto dói uma picada de carapanã. Têm que saber que aqui é um povo alegre, feliz, trabalhador. Temos pobres, mas temos orgulho. Eles têm que saber como a gente vive”, declarou.

Saiba mais:
- Capitão Alberto Neto diz que direita voltará mais forte em 2026 após “perseguições”
- Pablo Marçal se reúne com Gusttavo Lima e promete “abalar as estruturas da política nacional”
O presidente também minimizou as preocupações com hospedagem, sugerindo que, caso não haja acomodações de luxo suficientes, os participantes precisarão se adaptar.
“Eu não vou enfeitar [a cidade], eu não vou tirar pobre da rua. Eu não vou fazer o que não é possível fazer. Eu quero que eles vejam a nossa Belém do jeito que ela é. Se não tiver hotel 5 estrelas, durma num de 4 [estrelas]. Se não tiver de 4, durma num de 3, se não tiver de 3 durma olhando para o céu, que vai ser maravilhoso”, completou.
Confira o vídeo:
Lula diz que não vai “tirar pobre da rua” para COP30: "Que Belém seja do jeito que for" pic.twitter.com/leseV11Xvk
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 14, 2025
COP30 e os desafios climáticos
A COP30, prevista para novembro de 2025, será um evento crucial para o avanço dos debates climáticos. A edição anterior, realizada no Azerbaijão, deixou pendentes questões como o financiamento climático. O Brasil terá a responsabilidade de liderar as negociações sobre redução de emissões e preservação ambiental.
Para o Itamaraty, um dos grandes legados da COP30 pode ser a consolidação de compromissos globais para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Especialistas apontam que o evento será uma oportunidade para reforçar a posição do Brasil como líder ambiental.

COP30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, também chamada de COP30, acontecerá em novembro de 2025. O evento será sediado em Belém, no Pará, segundo anúncio da ONU.