Nesta quinta-feira (30/01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a recente pesquisa Genial/Quaest, que apontou uma rejeição recorde ao governo. Durante declaração sobre os dados da pesquisa, Lula argumentou que a oscilação na aprovação é natural e reforçou que a população avalia se as expectativas de campanha estão sendo cumpridas.
“Quando o companheiro [Paulo] Pimenta [ex-ministro da Secom] estava na comunicação, de vez em quando ele aparecia com uma pesquisa dizendo o que o povo estava pensando. E eu falava: ‘mas é assim mesmo’. Você tem o primeiro ano de governo, que como você ganhou as eleições, o povo tem muita expectativa e está muito tranquilo. No segundo ano, seja para o presidente, para o governador ou prefeito, começa o povo a saber se a expectativa que ele tinha está sendo cumprida. Eu dizia para o Pimenta: ‘não se preocupe com pesquisa, porque o povo tem razão, a gente não está entregando aquilo que a gente promete, então como o povo vai falar bem?'”, declarou Lula.
Apesar dos números negativos, Lula minimizou os resultados e afirmou que pesquisas devem servir para ajustes, não para preocupação.
“Eu sou um cara que não se preocupa com pesquisa. A pesquisa não é feita para você gostar ou não gostar. A pesquisa é feita para você analisar, verificar se aquilo tem um fundo de verdade e você começar a fazer as correções necessárias. É muito cedo para você fazer pesquisa sobre 2026 e para você avaliar o governo”, argumentou o presidente.
📌Lula comenta rejeição recorde: "Sou um cara que não se preocupa com pesquisa" pic.twitter.com/o4YA02bcHq
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 30, 2025
Saiba mais:
- Desaprovação de Lula supera aprovação pela 1ª vez, aponta pesquisa Quaest
- Monitoramento do Pix lidera como notícia mais negativa do governo Lula, diz Quaest
Pesquisa mostra aumento da rejeição de Lula
A primeira pesquisa Genial/Quaest de 2025 revelou uma queda na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento apontou que a avaliação positiva do governo caiu de 52% para 47%, enquanto a reprovação subiu de 31% para 37%.
![Desaprovção de LUla - Quaest](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/QUAEST-LULA-JAN-4-png.webp)
O estudo, realizado entre 23 e 26 de janeiro, entrevistou 4,5 mil pessoas presencialmente. Os resultados também indicaram que 50% dos brasileiros acreditam que o país está indo na direção errada, um aumento em relação aos 46% registrados em dezembro.
![Desaprovção de LUla - Quaest](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/QUAEST-LULA-JAN-5-png.webp)
A queda na aprovação do governo Lula foi mais significativa em grupos que historicamente apoiaram o presidente. No Nordeste, por exemplo, a aprovação caiu de 48% para 37%. Entre as mulheres, a rejeição subiu de 27% para 36%. Entre os eleitores com Ensino Médio, a avaliação negativa aumentou de 33% para 43%, e entre aqueles com Ensino Superior, a reprovação cresceu de 39% para 47%.
A piora na percepção do governo também foi observada entre brasileiros que ganham entre dois e cinco salários mínimos, com aumento da desaprovação de 32% para 41%.
Economia e polêmica do PIX impactam imagem do governo
Outro fator que pode ter influenciado a queda na aprovação do governo é a percepção negativa sobre a economia. Segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados acreditam que a situação econômica piorou nos últimos 12 meses. A avaliação positiva caiu de 33% em outubro para 27% em dezembro e chegou a 25% na pesquisa mais recente. Além disso, 83% dos entrevistados afirmaram que os preços dos alimentos aumentaram no último mês.
A regulamentação do PIX também foi apontada como um dos maiores erros do governo, com 66% dos entrevistados considerando que o governo errou mais do que acertou nesse episódio. Em contrapartida, o aumento do Bolsa Família foi considerado a melhor medida da gestão, sendo citado por 7% dos participantes.
![](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Quaest-noticias-negativas-Lula-Jan-2025-2-png.webp)
![](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Quaest-noticias-negativas-Lula-Jan-2025-png.webp)