32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Lula assina medida provisória que isenta atletas e paratletas do Imposto de Renda

Publicado em:

- Anúncio -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória (MP), que isenta os atletas olímpicos e paratletas brasileiros de pagarem Imposto de Renda sobre os prêmios recebidos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A MP foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (08/08), e tem efeito imediato.

A nova medida altera a legislação de 1988, estendendo a isenção tributária já existente para medalhas olímpicas aos prêmios em dinheiro, que até então estavam sujeitos à tributação.

A MP isenta especificamente as premiações em dinheiro pagas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), excluindo as demais premiações oferecidas por confederações, federações, patrocinadores ou clubes, que continuam sujeitas à taxação de até 27,5%. Até então, apenas medalhas, troféus e outros objetos simbólicos recebidos no exterior eram isentos de impostos federais, enquanto os prêmios em dinheiro deveriam ser declarados no Imposto de Renda.


Saiba mais:


Contexto e implicações da medida

A Receita Federal havia divulgado, na quarta-feira (07/08), uma nota esclarecendo que, sem alteração legislativa, os atletas deveriam ser tributados como qualquer outro trabalhador, com base na remuneração recebida.

A mudança promovida pela medida provisória, assinada também pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e pelo ministro do Esporte, André Fufuca, atende a essa necessidade, garantindo que as premiações em dinheiro de eventos olímpicos sejam isentas de impostos.

Sobre a MP

Medidas provisórias têm validade inicial de até 120 dias e, durante esse período, precisam ser aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado para se tornarem leis permanentes. Nesse processo, os parlamentares podem propor alterações ao texto original, que, se aprovadas, seguirão para sanção ou veto presidencial. O benefício fiscal, portanto, poderá passar por revisões antes de ser definitivamente incorporado à legislação.

Atualmente, uma proposta para isentar os prêmios pagos pelo COB já tramita na Câmara dos Deputados, com pedido de urgência para votação. Os parlamentares retornam do recesso na próxima segunda-feira (12/08), e a matéria será uma das prioridades na pauta.

Com informações de G1 e Folha de S. Paulo

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Siga-nos no X

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -