Durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, nesta terça-feira (1º), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não quer receber Pix de apoiadores e que jamais vai pedir anistia antes de ser eventualmente condenado. A declaração foi feita sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi interpretada como uma crítica indireta ao adversário político e aliados.
“Eu nunca vou pedir para vocês fazerem um Pix para mim. Nunca. Guarda o seu dinheiro para pagar os seus funcionários. Eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condenado”, disse Lula, diante da plateia.
Veja:
Sem citar nomes, Lula alfineta Bolsonaro e aliados: “Quem é frouxo não deveria fazer bobagem” pic.twitter.com/o246sw7qkk
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) July 1, 2025
Saiba mais:
- Wilson Lima manda recado ao Caprichoso após vitória do Garantido: “Vida que segue”
- Haddad alfineta Bolsonaro em evento no Planalto: “Nem foi julgado ainda e já está pedindo anistia”
O presidente também criticou comportamentos que, segundo ele, faltam com a responsabilidade:
“Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem. Quem não mede o erro das suas consequências não deveria fazer bobagem. Esse país está precisando de um pouco de seriedade”.

Em 2023, o ex-presidente Jair Bolsonaro arrecadou cerca de R$ 17 milhões em doações via Pix, organizadas por seus apoiadores, para pagar multas impostas pelo governo de São Paulo na gestão João Doria (sem partido). As penalidades foram aplicadas por Bolsonaro ter desrespeitado normas sanitárias ao não usar máscara durante visitas ao estado na pandemia de Covid-19.
No mês passado, Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Federal e afirmou ter transferido aproximadamente R$ 2 milhões desse valor para o filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos.