Lula completa 80 anos e se torna o 1º presidente octogenário do Brasil

(Foto: Reprodução)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 80 anos nesta segunda-feira (27/10), e se torna o primeiro presidente octogenário a ocupar o cargo no Poder Executivo brasileiro.
Nas redes sociais, a equipe do presidente Lula publicou um vídeo com homenagem de Janja e outros brasileiros e, na legenda, escreveu:
“Hoje o Brasil celebra 80 anos de uma história que se confunde com a do povo brasileiro”.
O atual presidente já havia se tornado, aos 79 anos, o mais velho a exercer o cargo. Antes dele, Michel Temer (MDB) ocupava o posto de chefe do Executivo mais idoso, encerrando o mandato em 2018, aos 78 anos. Outros ex-presidentes chegaram à casa dos 70, como Getúlio Vargas (72), Ernesto Geisel (71) e Fernando Henrique Cardoso (71).
Leia mais:
- “Se depender dele e de mim, teremos um acordo”, diz Lula após reunião com Trump na Malásia
- Lula e Trump se reúnem na Malasia para discutir tarifaço: “Faremos alguns bons acordos”
Lula pretende disputar novo mandato
Na semana passada, Lula reafirmou, durante viagem à Indonésia, sua intenção de concorrer novamente à Presidência em 2026.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou o presidente na última quinta-feira (23), durante uma fala em Jacarta, onde também celebrou antecipadamente seu aniversário.
Desde o início do terceiro mandato, Lula tem condicionado uma nova candidatura à manutenção da própria saúde. Em setembro, o petista afirmou que “80 anos de idade é o tempo da maturidade máxima do ser humano”, destacando que se sente preparado para continuar contribuindo com o país.






