Nesta segunda-feira (2), a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, tomou posse como ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações. A cerimônia aconteceu em Brasília e teve a presença do ex-ministro Paulo Alvim, titular da pasta durante a gestão Bolsonaro.
Em clima de cordialidade, Alvim passou o bastão para Luciana Santos e celebrou o fato da sucessora ser a primeira mulher a comandar o Ministério.
“É muito prazeroso passar o bastão no ministério para a primeira mulher ministra. Nós precisamos de mais mulheres na tecnologia, mais mulheres no empreendedorismo inovador”, disse Alvim.
Luciana retribuiu a gentileza e agradeceu a colaboração de Alvim durante o processo de transição. Ela também relembrou outros nomes que comandaram a pasta e firmou o compromisso de buscar melhorias financeiras para a ciência no Brasil.
“Atuaremos para recompor o orçamento da ciência brasileira. Faremos isso com toda a nossa capacidade de trabalho e de articulação com o Congresso Nacional”, disse.
Veja também:
Ministro da Justiça toma posse prometendo resolver caso Marielle
Ainda durante o discurso, a nova ministra criticou a forma como as bolsas de estudos para pesquisadores são tratadas no país e afirmou que vai trabalhar pela valorização do pesquisador.
“As bolsas de pesquisa não podem ser tratadas como esmola, mas como um investimento no futuro do País. Não podemos admitir a evasão de talentos, e nos empenharemos na construção de políticas públicas para atrair o interesse e viabilizar o acesso dos nossos jovens às universidades e institutos de pesquisa, cuidando para que meninas e mulheres tenham seus espaços assegurados nas carreiras científicas e tecnológicas”, disse a ministra.