O deputado Serafim Corrêa (PSB) criticou a proposta de donos de cartórios de aumentar em 40% os serviços cobrados nesses estabelecimentos e afirmou que o lobby no setor dificulta a modernização dos sistemas e a redução de custos.
Segundo o parlamentar, representantes do setor tentam barrar a Medida Provisória (MP) 1.085, que prevê implementação de tecnologias e redução de custos, a exemplo do que ocorre nos demais países. Serafim acrescentou que as elevadas taxas cartoriais dificultam a regularização de imóveis na capital amazonense.
Leia mais:
“Dos 650 mil imóveis construídos em Manaus, apenas 200 mil têm registro. Os preços que os cartórios cobram são tão elevados que o cidadão não consegue pagar”, afirmou Serafim. “Há burocracia desnecessária e falta informatização desses serviços”.
Serafim acrescentou que desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) apresentaram um projeto para implementar avanços no setor. A reportagem aguarda resposta do Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg) sobre as questões citadas.