A Lei Ordinária nº 6.758, proposta pelo deputado Thiago Abrahim (União), garante meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer para doadores de órgãos como pulmão, rins e fígado, foi sancionada no Amazonas.
Originada do projeto de lei nº 602/2023,a nova lei expande os benefícios já concedidos aos doadores de sangue, incluindo também os doadores de órgãos.
“O Brasil é o segundo país do planeta que mais realiza transplante de órgãos. Essa lei, além de beneficiar esses novos doadores, também traz essa conscientização, que é tão importante para salvar vidas”, destacou Abrahim.
Leia mais
Deputado propõe Política de Maternidade Segura para combater mortalidade infantil no Amazonas
Deputado propõe pagamento de multas com doação de sangue no Amazonas
Para obter o benefício da meia-entrada, no caso de doadores de sangue precisam estar registrados no Hemoam e nos bancos de sangue do estado, apresentando documento oficial emitido por essas entidades. Os doadores de órgãos devem ser identificados por documento oficial com foto emitido pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Seas).
Segundo o Ministério da Saúde, em 2021, foram realizados cerca de 23,5 mil procedimentos de transplante no país, incluindo 4,8 mil de rim, 2 mil de fígado, 334 de coração e 84 de pulmão, entre outros, em mais de 600 hospitais de transplantes autorizados.
*Com informações da Assessoria