
Justiça da Itália marca audiência que vai analisar possível extradição de Carla Zambelli

O Tribunal de Apelação de Roma, na Itália, agendou para a próxima quarta-feira (13/8) a audiência que vai analisar o pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A data foi confirmada nesta sexta-feira (8/8) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelo caso.
No mês passado, Zambelli foi detida em Roma enquanto tentava fugir de um mandado de prisão expedido por Moraes. Condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, a parlamentar também deverá pagar R$ 2 milhões em indenização por danos coletivos.
Segundo as investigações, ela teria planejado a ação, executada pelo hacker Walter Delgatti, que admitiu ter emitido um falso mandado de prisão contra o ministro a pedido dela.
Leia mais
Superlotação: conheça o presídio onde Carla Zambelli está presa na Itália
Líder do PL viaja para a Itália para impedir a extradição de Carla Zambelli
Com dupla cidadania, Zambelli deixou o Brasil em maio, buscando refúgio na Itália. O governo brasileiro formalizou o pedido de extradição em 11 de junho, encaminhado pelo Itamaraty às autoridades italianas.
A decisão final caberá à Justiça e ao governo do país europeu, em um processo que tende a ser demorado, já que envolve a análise de leis locais e tratados internacionais. Até o momento, não há prazo para a conclusão do caso.
*Com informações da Agência Brasil.