As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

João Luiz quer celebrar o “Dia da Pastora e do Pastor Evangélico” anualmente em junho

A data já virou lei em âmbito municipal pelos vereadores da Câmara de Manaus
João Luiz quer celebrar o “Dia da Pastora e do Pastor Evangélico” anualmente em junho

Foto: Mauro Smith

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) quer criar o “Dia da Pastora Evangélica e do Pastor Evangélico”, para ser comemorado anualmente no segundo domingo de junho, com o objetivo de “reconhecer e valorizar a contribuição das lideranças religiosas evangélicas para a sociedade amazonense”.

O texto quer alterar, a Lei nº 3.918, de 01 de agosto de 2013, que “DISPÕE sobre o Dia do Pastor, no âmbito do Estado do Amazonas”, considerando as disposições pertinentes da Lei Federal nº 14.970, de 13 de setembro de 2024, que incluiu na mesma data o dia da Pastora Evangélica.

A proposta visa adequar a legislação estadual às normativas federais mais recentes, Pastoras e Pastores exercem uma função de extrema importância na sociedade, não apenas no âmbito da fé, mas também como conselheiros, orientadores e promotores da paz, da ética e do amor ao próximo”, justificou o autor da proposta.

O PL também prevê que a data poderá ser celebrada com eventos religiosos, culturais, educacionais e sociais, com o objetivo de destacar o trabalho pastoral e fortalecer os laços entre as comunidades evangélicas no estado.

Além disso, a lei autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com entidades e associações representativas do segmento evangélico para organizar as comemorações. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) também poderá realizar sessões especiais em homenagem à data.

Segundo o texto, o Executivo ficará responsável por regulamentar a lei para garantir sua efetivação.

O Projeto de Lei (PL) foi protocolado na Assembleia Legislativa no Estado do Amazonas (Aleam) e conforme consulta da Rede Onda Digital no SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), o texto está seguindo os trâmites e cumprindo prazo de pauta, estando na Diretoria de Apoio Legislativo – DAL.


Saiba mais: 

Débora Menezes quer proibir uso de IA na criação de conteúdo pornográfico infantil

Em Manaus, clínicas veterinárias serão obrigadas a comunicar a polícia sobre mortes de animais com suspeita de maus-tratos


Dia do Pastor

A data é celebrada no segundo domingo de junho e presta homenagem aos pastores evangélicos, reconhecendo o trabalho que eles desempenham em liderar igrejas e guiar fiéis. A origem da comemoração remonta à Convenção Batista Brasileira, realizada em maio de 1957, quando foi idealizada a instituição desta data. Desde então, o segundo domingo de junho passou a ser reconhecido como o Dia do Pastor.

Foi sancionada ainda, a Lei Federal nº 14.970, de 29 de maio de 2024, de autoria do ex-deputado João Campos, que instituiu o Dia Nacional da Pastora e do Pastor Evangélico. A norma consolida a importância e o reconhecimento desse ministério, em todo o território nacional.

Câmara de Manaus

De autoria do vereador Joelson Silva (Avante) foi transformada em lei o Dia Municipal do Pastor e da Pastora Jubilado (a) na cidade de Manaus, a ser comemorado anualmente no dia 20 de agosto.

No dia 13 de junho deste ano, a vereadora Yomara Lins (Podemos) promoveu uma Reunião Solene em homenagem ao Dia do Pastor, celebrado anualmente no segundo domingo do mês de junho.

O evento, realizado no plenário da CMM, reuniu mais de 250 pastores e pastoras de diversas denominações evangélicas da capital amazonense.