Joana Darc rebate críticas ao ‘Dia do Gato’: “as pessoas sequer leram o projeto”

Reprodução/ Aleam / youtube
Durante uma fala emocionada, a secretária de Proteção Animal do Amazonas, Joana Darc, destacou a importância da causa animal e respondeu às críticas que costuma receber por priorizar o tema em sua atuação política. A declaração aconteceu durante sessão especial em homenagem ao Dia Mundial do Animal, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
“Para contribuir com tudo isso, nós temos aqui um arcabouço legal de leis, que desde que eu entrei aqui, eu fiz várias leis. 90% dos meus projetos de leis, das minhas leis aprovadas, são voltadas para a causa animal. Muitas vezes me criticam porque as pessoas querem colocar como se eu só quisesse saber da causa animal, e não é sobre isso, mas a causa animal é prioridade para mim”, afirmou Joana.
A secretária ressaltou que defender os animais não a impede de apoiar outras pautas, mas reafirmou sua bandeira principal, e fez algumas ponderações em casos de deputados estaduais, o quais eram seus colegas de tribuna.
“Quem dera que todos os políticos tratassem com prioridade a causa que os elege, como eu faço pela causa animal. Então, não sou eu que estou errada, eu estou certa. Agora, não quer dizer que, porque eu luto pela causa animal, que eu não vou lutar pelas outras causas? Eu vou, mas a minha prioridade é a causa animal, e aqui (Aleam) cada um tem a sua bandeira de luta”, afirmou a secretária.
Projeto de lei sobre o Dia do Gato
Joana também criticou o preconceito e a desinformação em torno de projetos de lei voltados à proteção animal, citando como exemplo o “Dia do Gato”, de autoria do vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Aldenor Lima (UB)— seu esposo —, que segundo ela, se tornou frequentemente alvo nas redes sociais.
“Quando ficam tirando chacota falando do projeto do Dia do Gato, essas pessoas sequer leram a íntegra do projeto. Lá está dizendo que a gente tem que fazer campanhas de conscientização, falar sobre o manejo dos animais e combater a esporotricose, que é uma questão de saúde pública”, disse.
Saiba mais:
Projeto de lei quer proibir uso de bandeiras e símbolos políticos em prédios públicos de Manaus
David Almeida destaca avanços e novos projetos em Manaus: “Minha resposta às críticas é o trabalho”
Hospital Público Veterinário
A secretária relembrou o esforço e a dedicação para a criação do Hospital Público Veterinário, inaugurado recentemente. De acordo com o seu relato, o projeto envolveu noites sem dormir e até a colaboração do ChatGPT na criação da fachada.
“Eu tô meio rouca e tô cansada, porque vim de 10 dias antes da inauguração do hospital organizando tudo. Até virei arquiteta, porque fiz a fachada do hospital, fui eu que fiz no ChatGPT. Fiquei uma madrugada inteira tentando concatenar minhas ideias, o chat fez, e o Serginho, meu amigo da comunicação, desenhou direitinho. Mandamos para o governo aprovar e foi aprovado. Hoje passo lá na frente e até rio da história dessa fachada”, explicou.
Visivelmente emocionada, Joana desabafou sobre as dificuldades e cobranças que enfrenta e destacou ao trabalho árduo que é estar à frente da causa animal.
“As pessoas nem imaginam o que a gente passa para transformar um projeto desses em realidade. Quantas vezes eu tive que engolir seco as críticas, baixar a cabeça, ser persistente, ser resiliente. As pessoas têm a péssima mania de cobrar do político que protege animais como se tivesse que salvar todos os bichos das ruas. Mas não se cobra o mesmo dos políticos que defendem crianças, por exemplo, para pegarem todas as crianças de rua e colocarem dentro de casa”, pontuou.
Veja:
https://twitter.com/redeondadigital/status/1975600093219987614?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1975600093219987614%7Ctwgr%5E634a125e3c83cae6dfe3d0afbde2ee6d6fdfe038%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Furl%3Dhttps%3A%2F%2Ftwitter.com%2Fredeondadigital%2Fstatus%2F1975600093219987614
