Trump conversa com Gustavo Petro e espera encontrar com presidente colombiano na Casa Branca

(Foto: reprodução)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, conversaram por telefone nesta quarta-feira (7/1), em meio ao recente aumento das tensões diplomáticas entre os dois países. Segundo Trump, o diálogo abordou o combate ao narcotráfico e as divergências públicas entre os líderes.
Em declaração, o presidente norte-americano afirmou que espera se encontrar com Petro em breve e que equipes dos dois governos trabalham na organização de uma possível reunião na Casa Branca.
A ligação ocorre após uma sequência de trocas de críticas. No domingo (4/1), Trump afirmou que uma eventual operação militar contra a Colômbia “soava bem”. Em resposta, Petro acusou o presidente dos EUA de agir de forma ofensiva e atribuiu as declarações a um comportamento que classificou como “senil”.
Em publicações nas redes sociais, o presidente colombiano rejeitou acusações de ligação com o tráfico de drogas e disse que Trump costuma rotular líderes como “narcoterroristas” quando eles não atendem a interesses econômicos dos Estados Unidos, como a exploração de recursos naturais.
Leia mais
Trump critica aparência de venezuelanos que protestam em Nova York e afirma que foram pagos
Plano dos EUA para a Venezuela tem três fases, diz secretário de Trump
Petro também criticou a operação americana realizada no fim de semana que resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e acusou Washington de causar mortes em ações militares na região.
Na segunda-feira (5/1), Petro afirmou que avaliaria as declarações do líder norte-americano antes de responder formalmente ao que chamou de ameaça ilegítima. Já Trump, no domingo, declarou que a Colômbia é governada por “um homem doente” e voltou a acusar, sem apresentar provas, o país de envolvimento com a produção e o envio de cocaína aos Estados Unidos.
As tensões entre os governos se intensificaram nos últimos meses. Em outubro de 2025, a administração Trump anunciou sanções contra o presidente colombiano. Questionado por jornalistas, a bordo do Air Force One, sobre a possibilidade de uma ação militar contra a Colômbia, o republicano respondeu: “Soa bem para mim”.
*Com informações do G1






