As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Vereador de Manaus propõe instituir o Dia Municipal do Gato para fortalecer combate a maus-tratos

Vereador de Manaus propõe instituir o Dia Municipal do Gato para fortalecer combate a maus-tratos

Segundo o parlamentar, a criação da data visa incentivar práticas fundamentais para o bem-estar dos gatos, como a adoção responsável, a esterilização ética e os cuidados preventivos de saúde

O vereador Aldenor Lima (União Brasil), médico veterinário e defensor da causa animal, apresentou na Câmara Municipal de Manaus um projeto de lei que institui o 8 de agosto como o Dia Municipal do Gato. O PL 481/2025 foi protocolado no dia 5 deste mês e tem como objetivo central promover a proteção, os cuidados e a valorização da convivência ética com os felinos na capital amazonense.

Segundo o parlamentar, a criação da data visa incentivar práticas fundamentais para o bem-estar dos gatos, como a adoção responsável, a esterilização ética e os cuidados preventivos de saúde. Além disso, o projeto busca combater o abandono, os maus-tratos e preconceitos culturais, especialmente, aqueles que associam gatos pretos a superstições negativas que colocam em risco sua integridade física e até a vida dos animais.

“Ações alusivas à data poderão incluir campanhas educativas, feiras de adoção, atendimentos veterinários básicos, palestras, oficinas, distribuição de materiais informativos e outras iniciativas colaborativas e voluntárias”, explica Aldenor Lima, ressaltando a importância de engajar a sociedade na causa animal.

Embora o Dia Mundial do Gato seja celebrado em 17 de fevereiro, data criada na Itália para combater maus-tratos, e o Dia Internacional do Gato, comemorado em 8 de agosto por iniciativa da International Fund for Animal Welfare (IFAW), o vereador propõe que Manaus tenha uma data própria para reforçar o cuidado e a proteção desses animais na cidade.

A IFAW, fundada em 1969 no Canadá, é uma organização global dedicada à proteção dos animais e seus habitats, atuando em resgate, reabilitação, restauração ambiental e parcerias comunitárias e governamentais.

Com o projeto, Aldenor Lima reforça seu compromisso com a causa animal, buscando transformar a convivência entre humanos e felinos em Manaus por meio de políticas públicas que promovam respeito, proteção e qualidade de vida.

Leia o projeto: