As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Conselho de Ética instaura processo contra Janones após discussão com Nikolas Ferreira

Conselho de Ética instaura processo contra Janones após discussão com Nikolas Ferreira

(Foto: montagem)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou nesta terça-feira (5/8) um procedimento disciplinar contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), acusado de comportamento “incompatível com o decoro parlamentar”. A decisão ocorre após recomendação da Corregedoria Parlamentar, baseada em um pedido do Partido Liberal (PL), que denunciou a conduta de Janones durante sessão legislativa no dia 9 de julho.

Na mesma reunião, o colegiado também definiu a lista tríplice da qual sairá o relator responsável por avaliar o caso. Foram sorteados os deputados Julio Arcoverde (PP-PI), Zé Aroldo Catedral (PSD-RR) e AJ Albuquerque (PP-CE), um dos quais será designado para conduzir a relatoria do processo disciplinar.

O episódio que motivou a denúncia ocorreu quando o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizava a tribuna da Câmara para ler uma carta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual anunciava uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Durante o discurso, Janones teria interrompido e provocado o parlamentar, iniciando um tumulto entre governistas e oposição.

André Janones
(Foto: reprodução)

Saiba mais:


A confusão exigiu várias intervenções do presidente da Câmara em exercício, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que chegou a acionar a Polícia Legislativa para conter os ânimos. Integrantes do PL acusaram Janones de ser “rachadinha”, enquanto o parlamentar revidava com críticas ao colega.

Em 15 de julho, o deputado foi suspenso pelo Conselho de Ética e optou por não recorrer da decisão. Na reunião desta terça, Janones compareceu ao lado do advogado Lucas Pedrosa Marques, que afirmou que o deputado foi alvo de ofensas e que não há provas concretas das acusações. A defesa pediu investigação mais aprofundada dos fatos antes de qualquer penalidade.