A primeira-dama Janja Lula da Silva reabriu seu perfil no Instagram, tornando novamente públicas suas postagens para quem não a segue. A socióloga optou por restringir o acesso à sua conta no dia 13 de março, após sofrer uma série de ataques nas redes sociais.
Na ocasião, opositores questionaram a transparência de suas ações no governo e os custos de viagens internacionais acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apesar de Janja não ocupar cargo oficial na administração federal.

Janja torna perfil privado
Segundo a assessoria da primeira-dama, a decisão de tornar o perfil privado foi motivada por uma onda de comentários ofensivos, muitos com teor odioso, machista e misógino.
“Os comentários no perfil da primeira-dama Janja no Instagram são um exemplo de como um grupo de pessoas acha que as redes sociais são uma terra sem lei, onde podem escrever ofensas livremente”, afirmou a equipe em nota oficial.
Saiba mais:
- Datafolha: 36% dos brasileiros acreditam que Janja atrapalha o governo Lula, diz pesquisa
- “Há muito tempo não via nossa ONU tão insignificante”, dispara Lula em discurso no Brics
A nota também aponta que muitos desses comentários ultrapassam a liberdade de expressão e caracterizam crimes como calúnia, difamação e ameaças diretas à segurança de Janja. A assessoria alertou para a urgência de responsabilização das plataformas digitais, citando a Meta — empresa controladora do Instagram — e suas recentes mudanças nas políticas de moderação de conteúdo.
“Ao contrário do que se espera, o que vimos nos últimos meses é um retrocesso. As plataformas precisam se responsabilizar e punir os crimes que são cometidos dentro delas”, reforçou o comunicado.