A primeira-dama Janja Lula da Silva desembarcou neste sábado (03/04) em Moscou, capital da Rússia, cinco dias antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumprirá uma série de compromissos diplomáticos no país.
Logo após sua chegada, Janja visitou o Kremlin, sede do governo russo e residência oficial do presidente Vladimir Putin.
Agenda de Janja na Rússia
De acordo com o Palácio do Planalto, a primeira-dama terá encontros com a comunidade brasileira residente na Rússia e desenvolverá atividades voltadas à promoção da educação e da cultura.
Entre os principais temas da agenda está a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa proposta pelo Brasil durante a presidência rotativa do G20, em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Janja também fará visitas institucionais a marcos culturais e históricos como o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a tradicional Fábrica de Porcelana Imperial. Sua passagem incluirá ainda a cidade de São Petersburgo, onde se encontrará com professores e alunos dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal.
Saiba mais:
- Elon Musk diz que inelegibilidade de Bolsonaro é “tirania”
- Trump posta foto vestido de papa e “lança candidatura” para assumir lugar de Francisco
Lula chega depois
Na quinta-feira (08), Lula desembarca na Rússia e será acompanhado por Janja nos compromissos oficiais. O ponto alto da visita será a participação do presidente nas celebrações do 80º aniversário do Dia da Vitória, na sexta-feira (09), evento promovido pelo governo russo em memória da vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.

A agenda de Lula ainda inclui uma visita à China, fortalecendo laços diplomáticos com os dois principais parceiros estratégicos da política externa brasileira.